Empório das Família Camisetas

Dicas


Regras gerais para lavagem de roupas

Antes…

Todo artigo de vestuário ou confecção deve ser lavado antes de ser usado, pois durante a fabricação e exposição nas lojas é manuseado por muitas pessoas. Além disso, ao se lavar toalhas de banho eliminam-se o amaciante, tornando-o mais absorvente.
Seja qual for o tipo da roupa, siga as recomendações das etiquetas para conservá-la bonita por muito mais tempo.

Perigo…

Sempre verifique se as peças soltam tinta antes de colocá-las na máquina. Para saber isso, o truque é umedecer o avesso da bainha da peça e pôr um tecido branco sobre ela. Passe com o ferro e, se o pano branco não manchar, o tecido não manchará as outras roupas. Caso o tecido solte tinta, lave a peça separadamente do restante das roupas e, na última água de enxágüe, adicione um pouco de sal ou vinagre branco.

Carregando a máquina


Sempre verifique e esvazie os bolsos de calças, blusas e casacos. Assim você evita que canetas vazem ou papéis se dissolvam e estraguem suas roupas.
O excesso de peças colocadas na máquina de lavar aumenta o atrito entre elas, ocasionando desbotamento e desgaste do tecido. Recomendamos não utilizar a capacidade total da máquina de lavar.
Coloque água até o nível necessário, adicione o detergente e ligue a máquina para dissolver bem o detergente. Mergulhe por completo as roupas, uma a uma. Não colocar as peças dobradas na máquina de lavar. Os locais das dobras sofrem maior atrito, aumentando o desgaste do tecido e o desdobramento nestas áreas. Separar a roupa a ser lavada pela tonalidade e intensidade das cores das peças. Este cuidado evita manchas e mantém as cores mais brilhantes e bonitas. Não lavar os artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre entes tecidos provoca a formação de bolinhas (pilling). Lavar cortinas separadamente de outros artigos, retire os puxadores antes de lavar.

De mais…

O excesso de peças colocadas na máquina de lavar aumenta o atrito entre elas, ocasionando o desbotamento e desgaste do tecido. Evite utilizar a capacidade máxima da maquina.
Não lave e seque edredons em maquina, pois o volume destes artigos aumenta o atrito, provocando o desbotamento e o desgaste do tecido.

Temperatura

Lave em temperatura de até no máximo 60ºC, usando as quantidades de sabão e amaciantes indicados pelos fabricantes. O excesso destes produtos pode provocar manchas, desbotamento e perda do poder de absorção.

Molho

O molho é muito importante na remoção de sujeiras mais acentuadas e na remoção de manchas.
O tempo ideal de molho é de 1 hora. Roupas muito sujas podem permanecer de molho da noite para o dia.
Verifique se a cor do tecido é firme. Não misture roupas brancas e coloridas.
Manchas fortes devem ser pré-lavadas com produtos específicos.
Não use produtos que tenham cloro. Não deixe as peças de molho por tempo prolongado, pois isto pode provocar a perda de brilho das cores e o desgaste das fibras.
Para manutenção da qualidade e aumento da vida útil dos seus produtos siga as instruções contidas nas etiquetas. .
Roupas de cores Escuras
Maneira de Lavar: colocar na água com sabão em pó e vinagre.
Fórmula: para cada 10 litros de água, colocar 3 colheres de sabão e 3 colheres vinagre branco.

Roupas brancas

Roupas brancas ficam novas colocando álcool na água do último enxágüe. Deixe por alguns minutos para melhorar o efeito.

É melhor…

Para uma lavagem mais homogênea na lavadora, as peças pequenas devem ser lavadas dentro de uma fronha ou sacos apropriados.

Tecidos delicados

Lavar com sabão neutro. Diluir o sabão em pó antes de começar a lavagem das roupas.
Tecidos delicados devem ser acondicionados em sacos para lavar roupa. É importante também selecionar o programa adequado na sua máquina.
Para uma lavagem mais homogênea na lavadora, as peças pequenas devem ser lavadas dentro de uma fronha ou sacos apropriados.

Roupa com Zíper

Não se esqueça de fechar completamente o zíper de suas roupas antes de lavá-las, só assim eles vão continuar abrindo e fechando bem por muito tempo.
Alvejantes (TIPO CLORO, ÁGUA SANITÁRIA)
Não use alvejantes em roupa de lã, seda, couro, lycra ou em roupas coloridas.
Após a utilização do alvejante enxágüe bem o recipiente utilizado ou o tambor da máquina.
Para evitar que as roupas lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com aquele cheiro característico, coloque na água de enxágüe algumas pitadas de sal e o cheiro some na hora.

Desbotamento

Para que as roupas não percam as cores e desbotem, acrescente um pouco de sal ou então vinagre durante as operações de lavagem e enxágüe.
É claro que as roupas desbotam um pouco, mas o vinagre dificulta a tinta de aderir de novo, dificultando assim o aparecimento de manchas.

Solução ecológica
I – Evite usar água sanitária para branquear roupas. Coloque na água do molho meio copo de bórax (substância não tóxica encontrada em farmácias).
II – Não use processos de lavagem a seco, que são altamente tóxicos. Compre somente peças que você pode lavar pessoalmente.
III – Evite a compra de produtos de limpeza que contenham cloro, formaldeído e solventes, como tricloroetileno, metileno, nitrobenzeno, etc.
Se a informação no rótulo não estiver clara, consulte o fabricante. Não compre produtos de composição desconhecida.
IV – Substitua o amaciante por meio copo de vinagre ou um quarto de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágüe.

Tanque

Evite esfregar as roupas no tanque, para não danificar suas fibras.

  • Formas de pagamento
  • logo PAGSEGURO
  • Certificados
  • Lojas Virtuais
  • Entre em contato
  • Telefone(s): (41) 3286-1158

    E-mail: comercial@emporiodafamilia.com.br

  • Empório da Família Camisetas Rua Dr. Bley Zorning, 1158 - Loja 02, Bairro Boqueirão, CEP 81730-350. Curitiba-PR
    CNPJ: 07.283.550/0001-04
  • CNPJ: 07.283.550/0001-04
    Rua Dr. Bley Zorning, 1158 - Loja 02, Bairro Boqueirão, CEP 81730-350. Curitiba-PR
    (41) 3286-1158
    comercial@emporiodafamilia.com.br